Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA101, as docentes Madalena Rodrigues, Maria José Justo e Paula Rute Santos do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, frequentaram o curso Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention”, que decorreu na cidade de Florença- Itália, entre os dias 11 e 16 de julho de 2022. O curso foi dinamizado pelo formador Dr. Levente Batár da Academia Europass.

A frequência desta formação permitiu aprofundar conhecimentos no âmbito de dinâmicas de grupo e sua interferência em contexto escolar. Ao longo do curso foram abordados vários tipos de conflito, ferramentas de comunicação e gestão de conflitos, habilidades de inteligência emocional e social, agressão relacional e bullying/cyberbullying.

As docentes aprofundaram conhecimentos e adquiriram práticas que poderão ser usadas em sala de aula, uma maior consciência das necessidades emocionais e comportamentais das crianças/alunos e ainda habilidades promotoras de relacionamentos mais fortes/estáveis no grupo, fundamentais ao desenvolvimento de um clima mais positivo na escola.

As docentes desenvolveram competências, as quais contribuíram para o seu enriquecimento profissional.

      

As Educadoras de Infância Delfina Sistelo e Maria José Luz, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, frequentaram um curso de formação ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.

O curso denominado “Integrating Creativity and Innovation into Teaching” decorreu na cidade Italiana de Florença, na semana de 11 a 16 de julho de 2022, na conceituada “Europass Teacher Academy”, tendo sido dinamizado pela formadora Alessia Masseli.

A frequência desta formação teve como principais objetivos: “Aprimorar conhecimentos sobre o estilo de aprendizagem dos alunos e a capacidade de projetar o ensino de acordo com as suas características; Compreender: técnicas de mapeamento, pensamento visual, estratégias de ensino visual, pensamento criativo; Adotar aulas de projeção usando métodos inovadores; Avaliar competências complexas: avaliação de professores, pares e autoavaliação; Pesquisar, adaptar e manipular recursos visuais como forma de desenvolver habilidades de alto nível; Gerir ferramentas de TIC na Educação: quizzes e  jogos, plataformas de gestão de sala de aula, portefólios online”.

Este curso de formação foi um desafio e uma mais-valia em que foi possível contactar com diferentes realidades educativas, com mais 11 docentes de várias nacionalidades (Hungria, Croácia, Grécia, Polónia e Espanha).

A dinâmica utilizada pela formadora foi inovadora e diversificada, propondo trabalho “Outdoor” e dentro da Academia. A metodologia de trabalho de projeto utilizada, foi na sua maioria, desenvolvida em grande/pequeno grupo e a pares.

Com esta formação as educadoras desenvolveram novas competências através da partilha de experiências, enfrentando novos desafios ao longo de uma semana de grande enriquecimento pessoal, científico e profissional.