No Jardim de Infância da Patã os meses de outubro e novembro têm sido muito produtivos e divertidos!
Criámos as nossas regras, decorámos a nossa sala e todos os dias preenchemos o quadro das presenças e tarefas.
Ao trabalharmos o tema do Outono aprendemos uma canção onde usamos fantoches.
 
- A culinária tem sido uma atividade bastante presente nos nossos dias. Fizemos alguns bolos e gelatinas. 
 
- Festejámos o Halloween! Decorámos a escola a rigor com teias e aranhas, bruxas e esqueletos. Aprendemos as várias partes do corpo e as formas geométricas para construirmos as nossas bruxinhas. Convidámos os pais e fizemos uma festa com direito a disfarces, música, lanche e muita diversão!
 
    
 
- Integrámos o projeto "Heróis da fruta". Após recebermos pozinhos mágicos, tornámo-nos heróis da fruta e sempre que comemos fruta apontamos no quadro de mérito!
 
 
- Ao trabalharmos o tema do magusto, vimos um teatro de sombras chinesas com a história da Maria Castanha. Depois produzimos a nossa própria Maria Castanha, usando-a como cartucho. No dia do magusto assistimos ao teatro da Lenda de S. Martinho e cantámos à volta da fogueira. Terminámos o nosso dia a comer umas belas castanhas assadas nas brasas e a fazer pinturas na cara com carvão.
 
    
 
- A Biblioteca móvel vem à nossa escola de 15 em 15 dias. Participámos no projeto histórias andantes, no qual ouvimos uma história na biblioteca móvel.
 
 
- Participámos no projeto do Dia do Pijama. Aprendemos que todas as crianças têm direitos, mas que há crianças que não têm família, não têm o conforto de um lar. Ouvimos a história "A Pedra falante" e a partir dela construímos caça sonhos (fazendo enfiamentos), a casa dos pijamas, almofadas (fazendo pasta de papel, modelando e pintando) e chinelos (onde guardámos os nossos medos). No dia do pijama vestimo-nos a rigor (de pijama) e construímos uma tenda gigante onde fizemos um acampamento de leitura. Trouxemos as nossas casinhas com donativos para as crianças que não têm família e colocámos na casa dos pijamas. Aprendemos a dança do pijama e fizemos uma caça às pedras falantes que nos deixaram mensagens de desejos para todos. Foi muito divertido!
 
     
 
(fotos 29 e 31) - O Natal está a chegar e nós aprendemos a verdadeira história do Natal, a história do nascimento do menino Jesus. Também gostamos de um pouco de magia e, por isso, fizemos a carta ao Pai Natal. Já estamos a preparar a grande festa. Começámos as decorações e estamos a preparar uma surpresa para os pais. O que será?
 
 

Um video realizado por alguns alunos do 8º D no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o qual concorreram ao concurso - Como cuidas da água? 
Este concurso foi dinamizado pela Câmara Municipal de Loulé, pela divisão do ambiente, transportes e oficinas(DATO).
Os alunos ficaram em primeiro lugar na categoria do 3º ciclo e foram apresentar o  cover da música ao vivo no Centro de Congressos do Estoril na GreenFeste, no passado dia 12 de outubro. Fotos em anexo.
No dia 22 de outubro os alunos e a professora receberam os prémios entregues na sala de aula, por duas funcionárias da DATO.  Vídeo
 
 

As docentes da disciplina de Espanhol do nosso Agrupamento assinalaram, uma vez mais, o Día de Muertos en México, com símbolos deste dia como um altar colorido e adornado com velas, imagens e alimentos; uma Catrina ou Dama de la Muerte – a famosa caveira - e ainda com trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Loulé e Boliqueime, alusivos a este dia. O tema central desta exposição, este ano, baseou-se no filme Coco – óscar de melhor filme de animação 2017.

O Dia dos Mortos é comemorado em festa cheia de alegria no México.

A comemoração tradicional toma conta do país e celebra a visita das almas à Terra com variedade de cores, sabores, caveiras e zero melancolia.

Esta celebração está reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

  

 

Pág. 1 de 4

projetos