Foram entregues, no passado dia 3 de junho, pelos Doutores José Pinto e Tiago Santos, do Instituto Nacional de Estatística (INE), na presença do Diretor do Agrupamento, Carlos Fernandes, e da Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Maria do Carmo Ferreira, assim como da docente da disciplina de Matemática, Sandra Guerreiro, os prémios aos alunos que conquistaram o 2.º e o 3.º lugar, a nível nacional, na Competição Internacional de Pósteres Estatísticos 2024/2025.
Participaram na fase nacional desta competição vários alunos do 8.º ano da Escola Básica Eng.º Duarte Pacheco, orientados pelas professoras Fernanda Menina e Sandra Guerreiro. Dos vários pósteres elaborados em grupo e submetidos a concurso, destacamos:
- o 2.º lugar do póster “Os adolescentes e a violência no namoro”, elaborado pelos alunos Guilherme Costa, Maria Taylor, Matheus Faria e Ruben Barb, da Equipa "Os radicais" (8.º H), com a supervisão da professora Sandra Guerreiro;
- o 3.º lugar do póster “Navegando na internet”, elaborado pelos alunos Daniel Salitra, Diogo Conceição, Rafael Rodrigues e Simão Antunes, da equipa "Matemática na Rede" (8.º D), com a supervisão da professora Sandra Guerreiro.
As docentes de Matemática dão os parabéns a todos os alunos da escola que participaram nesta competição, tendo alcançado excelentes posições a nível nacional, em especial aos alunos das duas equipas premiadas.
No âmbito do programa europeu eTwinning, os alunos das turmas A, B, C e E do 9.º ano da escola E.B. 2,3 eng. Duarte Pacheco participaram num projeto colaborativo em francês centrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a cidadania global, a criatividade e o uso das novas tecnologias. Tal iniciativa contou com a parceria de quatro escolas da Roménia e de Itália, permitindo aos alunos desenvolver competências digitais e interculturais num ambiente de cooperação internacional.
Ao longo do projeto, as turmas exploraram os 17 ODS através de diversas atividades inovadoras, criando, entre outras atividades, apresentações, avatares, logotipos, mapas mentais ou ainda murais interativos. Um dos momentos altos do projeto foi a videoconferência realizada entre as escolas participantes, onde os alunos tiveram a oportunidade de se apresentar.
Esta experiência enriquecedora reforçou não só o domínio das línguas estrangeiras, como também o sentido de pertença a uma comunidade europeia ativa e responsável, inspirando os jovens a construir um mundo mais sustentável.