Coordenadora:

  • Prof.ª Marinel Freitas

Equipa:

  • Prof.ª Ana Margalha
  • Prof.ª Ana Paula Domingues
  • Prof.ª Elsa Cassandra
  • Prof.ª M.ª Álvaro Guerreiro
  • Prof.ª Paula Jorge

Boletins para a Saúde


 

Previous Next

Comemorou-se, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, como objetivo de  as pessoas sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis, para a promoção da saúde. A Coordenadora de Educação para a Saúde, Profª Marinel Freitas, contou com a colaboração da Presidente da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, Profª Otília Eusébio, e das turmas CEF A e CEF B, sob a orientação da Profª Patrícia Carvalho, para a preparação de um lanche saudável. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de saborear umas deliciosas panquecas de aveia e espetadas de fruta fresca.

 

A água, de fórmula química H2O, é uma substância cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio.

Cobre grande parte da superfície do planeta Terra e é o maior constituinte dos fluídos dos seres vivos. Pode ser encontrada nos três estados físicos: nos oceanos, lagos e rios a água no estado líquido cobre quase três quartos da superfície do nosso planeta; a água no estado sólido concentra-se essencialmente nas regiões polares e o seu vapor constitui parte da atmosfera terrestre.

O que podemos fazer para a preservar

Dada a sua importância vital para os seres vivos foram estabelecidos 12 princípios para gestão e proteção deste recurso tão precioso e que integram a Carta Europeia da Água.

Ao contrário do que possamos pensar, as mãos poderão ser um dos principais veículos de transmissão de doenças e infecções, seja através de microorganismos residentes (que fazem parte da flora e raramente causam doença a não ser que sejam traumaticamente introduzidos nos tecidos) ou transitórios (transmitidos por contacto podendo causar diversas doenças). 

Pág. 1 de 3