Evocando o Halloween…

No dia 2 de outubro, como é habitual, evocou-se, em todo o Agrupamento, o Halloween, o tradicional Dia das Bruxas.
Miúdos e graúdos celebraram, com exultação e diversão, o Dia Das Bruxas, impregnados do característico espírito da festividade.

No que concerne ao 1.º ciclo e Jardins de Infância, os nossos alunos, professores e auxiliares transfiguraram-se em bruxas e bruxinhas, em feiticeiras ou outras personagens associadas ao Halloween. Bruxas e bruxinhas, umas vezes imbuídas de um espírito assustador; outras, de um espírito e aspeto bem agradáveis.

Nas diversas escolas, os alunos, com a preciosa colaboração dos seus professores, realizaram múltiplos trabalhos, qual materialização de criatividade desmesurada, grande originalidade e, mesmo, genialidade Sublinhe-se, a título de exemplo, as tradicionais bruxas, com as suas vassouras voadoras, e as abóboras, de rosto humano. Estas últimas, em especial, não poderiam faltar à chamada!


No 1.º ciclo, importa salientar o Concurso de Abóboras. Foram múltiplas as abóboras que brotaram da verve criativa e das mãos mágicas dos nossos pequenos artistas. No âmbito das atividades extracurriculares, os alunos ciaram, a partir de materiais reciclados, fantoches, em que se observam beleza, criatividade, empenho e trabalho. Esta atividade materializou, também, a preocupação com a educação ambiental.


Num tempo em que urge cultivar o hábito de uma alimentação saudável, na da Escola EB1/JI de Hortas de Santo António, foram confecionadas tibornas, em que a fruta foi rainha.


A nossa biblioteca associou-se à evocação, tendo a professora Aurélia Fernandes, contado o conto Desculpa… por acaso és uma bruxa?... E o espírito do Hallowenn desceu… sobre os presentes, a cada palavra, a cada entoação, a cada pausa!...


Na Escola Básica 2,3 Engenheiro Duarte Pacheco, frise-se o amplo conjunto de atividades e iniciavas dinamizadas pelas turmas CEF, mormente: a confecção de bolos e doces; a elaboração de elementos decorativos e ornamentais, tais como morcegos e abóboras, em cartão; a decoração de doces, bolos, e utensílios de bar, o que, por certo, conferiram um outro encanto, no momento da degustação e deglutinação. Os nossos alunos evidenciaram, no serviço de bar, simpatia, empatia e competência, na assunção prática dos ensinamentos dos seus cursos.