V Encontro de EMRC

No pretérito dia 22 de março, 180 alunos da Escola Básica 2,3 Engenheiro Duarte Pacheco participaram no V Encontro de EMRC, que decorreu em Tavira. Sublinhe-se que participaram no evento 2200 alunos, oriundos de diversas escolas do Algarve.

O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, na sua alocução, qual exórdio, exortou os estudantes para que tivessem em atenção três palavras: “convívio, amizade e alegria”. Prosseguindo a sua intervenção, declarou: “Gostava que estas três palavras fossem construídas por vós ao longo deste dia. Viemos para conviver uns com os outros, como sinal de amizade. Quando partilhamos com verdade, também a amizade se constrói, com muita verdade. E o fruto qual vai ser? A alegria”. Concluindo, afirmou: “Que este dia seja verdadeiramente um dia de convívio, de amizade e de alegria”.

Seguiu-se a apresentação das escolas presentes. Subsequentemente, decorreram diversas atividades lúdicas, que envolveram insufláveis, atividades desportivas e de destreza, assim como jogos tradicionais. Em simultâneo, alguns alunos demonstraram os seus talentos. Com efeito, essas atuações incluíram capoeira, dança ou canto, tendo por base diversas sonoridades musicais, desde o pop ao fado, passando por funk, hip-hop e quizomba.

Nessa demonstração de talento, merecem destaque algumas alunas da nossa escola, entre as quais, a Joana Teixeira, do 7.º D, que a todos encantou, interpretando, com alma e de forma fremente, um fado, ou a Susana Luz, do 7.º H, que, no palco dos talentos, a todos presenteou com os seus dotes, no domínio da dança. 

A jornada terminou com a atuação da dupla de DJs e produtores nacionais No Maka, que levou ao rubro os alunos presentes. O ‘DJ set’, com temas que serpenteiam por estilos como o house, hip-hop, afro, latin ou moombahton, animou os estudantes ao máximo, tendo a festa terminado com o lançamento do holi color (pó colorido).

Os nossos alunos regressaram, por certo, mais animados, extenuados, mas, também, enriquecidos e… coloridos.