• Escola Sede: E.B.2/3 Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: E.B.2/3 Eng. Duarte Pacheco
  • E.B.I. Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
    E.B.I. Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
  • Escola E.B 1 Estação
    Escola E.B 1 Estação
  • Escola EB1 Mãe Soberana
    Escola EB1 Mãe Soberana
  • Escola EB1/JI Hortas de Santo António
    Escola EB1/JI Hortas de Santo António
  • Escola EB1/JI Gilvrasino
    Escola EB1/JI Gilvrasino
  • Escola JI Mira Serra
    Escola JI Mira Serra
  • Jardim de infância –Patã
    Jardim de infância –Patã
Previous Next

Pequenos-almoços saudáveis

Chegam à escola cansados, porque não dormiram ou não tomaram o pequeno-almoço. Outros estão cheios de força, embora temporária, pois o efeito do açúcar disfarçado nos cereais consumidos ao pequeno-almoço, provoca-lhes picos de energia.

Não demora muito e, ao segundo tempo letivo da manhã, começamos a vê-los prostrados e com vontade de dormir.

Tomar um bom pequeno-almoço é essencial para um bom desempenho manital e escolar. Por vezes, achamos que os cereais, fonte de hidratos de carbono, são o alimento aconselhado para comermos pela manhã.

Mal sabemos, o que se encontra disfarçado na sua composição. Salvo raras exceções, quando falamos numa aveia ou noutro cereal sem qualquer tipo de aditivo. Por norma, os cereais para o pequeno-almoço têm, na sua composição, açúcares, os quais são responsáveis pelos picos de energia que os alunos denotam. Na informação nutricional dos cereais, aqueles que apresentarem valores inferiores a 5% de açúcares são os aconselhados. Porém, o melhor mesmo é optar por uma aveia isenta de qualquer aditivo.

Pensando nesta problemática, e porque a Alimentação Saudável é fulcral para bom desempenho escolar, na disciplina de Oferta Complementar, os alunos do 6.º ano realizaram uma atividade prática, denominada: “Vamos (Des)construir o Pequeno-Almoço”.

O objetivo desta atividade consistiu em perceber que tipo de pequeno-almoço era praticado pelos alunos e ensinar-lhes a confecionarem pequenos-almoços saudáveis e snacks rápidos a serem consumidos nas refeições intermédias.

Uma atividade que ensinou os jovens a conhecer outras opções de pequenos-almoços, também elas económicas, saudáveis e ricas em nutrientes tão importantes para o inicio do seu dia.

Ana Paula Mestre