• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António

Caríssimos Pais/Encarregados (as) de Educação e alunos (as),

Mais um ano letivo se inicia. A escola esforçou-se por oferecer aos seus alunos (as) uma diversidade de atividades extracurriculares, sendo o Clube de Arqueologia uma delas. As Coordenadoras do Clube, apesar da situação atípica deste ano escolar, procurarão realizar com os (as) alunos (as) atividades diversificadas, que despertem nos (as) mesmos (as) o gosto pela arqueologia e sobretudo a consciência do dever de preservarem o nosso património, que constitui um legado da nossa história, para as gerações futuras.

Um bem-haja a todos os (as) alunos (as) que se inscrevam no clube e que queiram embarcar nas aventuras arqueológicas.

As Coordenadoras,

Ana Ferreira e Beatriz Machado

Memória descritiva

O projeto foi desenvolvido em articulação com a professora Margarida Rodrigues de Educação Visual. Participaram os alunos do 7º ano (A, B, D, E e G). O projeto teve duas fases. A primeira fase consistiu numa pesquisa sobre  as espécies nativas de Portugal, onde os alunos tinham que escolher uma espécie para o referido projeto; registar o nome científico e o nome comum da mesma; gravar uma imagem (representando o perfil da árvore) e um pormenor da mesma (folha, flor e fruto). A segunda fase consistiu na ilustração da árvore ou espécie adotada pelo participante e o respetivo pormenor escolhido. Depois da compilação de todos os trabalhos, procedeu-se a seleção do melhor trabalho, de acordo com as regras pré-estabelecidas. Dos trabalhos apresentados, foi selecionado o que melhor cumpria todos os requisitos pedidos. De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos. O aspeto negativo, eventualmente a realçar, tem a ver com o confinamento em que se vive atualmente, dificultando um acompanhamento mais individualizado dos alunos. No entanto, durante as sessões síncronas de Educação Visual, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e melhorar/aprimorar o seu trabalho. A limitação de recursos foi outro problema que condicionou muito a realização desta atividade, pois os alunos tinham poucos materiais disponíveis  em casa.