• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
Previous Next

O Eco-Código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.

Este projeto foi desenvolvido em articulação com as professoras Luísa Costa de Português e Margarida Rodrigues de Educação Visual. O projeto teve três partes: a primeira consistiu na escrita de frases que traduziram um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria de questões relacionadas com a temática ambiental na escola, em casa e na sua região, pelos alunos do 7º ano na disciplina de Português, no âmbito do domínio da escrita; a segunda fase consistiu na seleção das doze melhores frases pela equipa de coordenação do programa Eco-escolas; a última foi a montagem/criação do poster pela professora Margarida Rodrigues a partir dos pormenores das árvores (folha, flor e fruto) do projeto “A minha árvore nativa”, desenvolvido pelos alunos do 7º ano (A, B, D, E e G). De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos. O aspeto negativo, eventualmente a realçar, tem a ver com a entrega das frases que coincidiu com o confinamento em que se vive atualmente, dificultando um acompanhamento mais individualizado dos alunos. No entanto, durante a sessão síncrona de Português, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e melhorar/aprimorar as suas frases.

Previous Next

No dia 20 de fevereiro, a Universidade do Algarve abriu as suas portas para mais uma edição do “Dia Aberto”. Os alunos da turma 9.ºA da escola E.B. 2,3 Eng.º Duarte Pacheco tiveram o privilégio de se juntar ao evento e de descobrir, assim, as instalações e a oferta académica dos campi da Penha e de Gambelas.  

O dia iniciou com a apresentação do curso de Imagem Animada, seguindo-se a realização de atividades práticas no âmbito da Educação em Ciências. Antes do almoço na cantina universitária, ainda houve tempo para uma demonstração bem dinâmica de Defesa Pessoal.

No início da tarde, os alunos foram arquitetos paisagistas o tempo de um workshop sobre sustentabilidade urbana. Seguidamente, foram guiados pela ampla biblioteca central numa visita comentada. O dia acabou com uma palestra intitulada “Tu baralhas-me!” que levou os presentes a refletir sobre os seus interesses vocacionais.

A iniciativa foi estimulante para estes jovens que experimentaram um pouco a vida académica e foram estudantes universitários por um dia.

Pág. 1 de 11