O Eco-Código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.
Este projeto foi desenvolvido em articulação com as professoras Luísa Costa de Português e Margarida Rodrigues de Educação Visual. O projeto teve três partes: a primeira consistiu na escrita de frases que traduziram um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria de questões relacionadas com a temática ambiental na escola, em casa e na sua região, pelos alunos do 7º ano na disciplina de Português, no âmbito do domínio da escrita; a segunda fase consistiu na seleção das doze melhores frases pela equipa de coordenação do programa Eco-escolas; a última foi a montagem/criação do poster pela professora Margarida Rodrigues a partir dos pormenores das árvores (folha, flor e fruto) do projeto “A minha árvore nativa”, desenvolvido pelos alunos do 7º ano (A, B, D, E e G). De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos. O aspeto negativo, eventualmente a realçar, tem a ver com a entrega das frases que coincidiu com o confinamento em que se vive atualmente, dificultando um acompanhamento mais individualizado dos alunos. No entanto, durante a sessão síncrona de Português, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e melhorar/aprimorar as suas frases.