• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
Previous Next

O Eco-Código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.

Este projeto foi desenvolvido em articulação com as professoras Luísa Costa de Português e Margarida Rodrigues de Educação Visual. O projeto teve três partes: a primeira consistiu na escrita de frases que traduziram um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria de questões relacionadas com a temática ambiental na escola, em casa e na sua região, pelos alunos do 7º ano na disciplina de Português, no âmbito do domínio da escrita; a segunda fase consistiu na seleção das doze melhores frases pela equipa de coordenação do programa Eco-escolas; a última foi a montagem/criação do poster pela professora Margarida Rodrigues a partir dos pormenores das árvores (folha, flor e fruto) do projeto “A minha árvore nativa”, desenvolvido pelos alunos do 7º ano (A, B, D, E e G). De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos. O aspeto negativo, eventualmente a realçar, tem a ver com a entrega das frases que coincidiu com o confinamento em que se vive atualmente, dificultando um acompanhamento mais individualizado dos alunos. No entanto, durante a sessão síncrona de Português, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e melhorar/aprimorar as suas frases.

No regresso às atividades presenciais nos estabelecimentos de educação pré-escolar é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares, constantes das orientações já enviadas às escolas, no sentido de conter a propagação do novo coronavírus. É importante também que as crianças percebam os cuidados a ter, de forma apelativa.

https://www.dgeste.mec.pt/downloads/COVID_PreEscolar.mp4

 

Pág. 1 de 36