No dia 14 de março de 2025 celebra-se o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera. Trata-se de uma data que pretende ser uma celebração e uma chamada de atenção para a importância do sono, sendo o lema deste ano, proposto pela World Sleep Society, “Faça do Sono, uma prioridade da sua Saúde”.
A mensagem que se pretende transmitir é que o bem estar físico, mental e social é melhor se dormir bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. A campanha pretende enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequências na qualidade de vida presente e futura.
O sono tem impacto sobre todos os aspetos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas. A qualidade do sono tem impacto desde as doenças naturais, às perturbações psicológicas e sendo um pilar fundamental da saúde, vai ter consequências na energia com que se enfrenta cada dia. A importância de um bom sono está presente na necessidade de dormir bem para poder aproveitar plenamente os momentos bons da vida.
Os benefícios de uma boa noite de sono:
- Recomenda-se que um adulto durma cerca de 8 horas por dia, mas sabe-se que cada pessoa tem necessidades específicas.
- Vários problemas de saúde podem desenvolver-se quando não descansamos o suficiente.
- Os horários que escolhemos para dormir podem ter impacto na qualidade do nosso sono, mas há estratégias simples que podemos implementar para dormir melhor.
- Muito do que se diz sobre o sono é, na verdade, mito e deve ser desconstruído.
Os melhores conselhos para dormir bem são simples:
- Deixar os problemas de lado quando vai dormir: arranje um caderno em que aponte as suas preocupações antes de se ir deitar ou dedique alguns minutos à meditação, que deixará a sua mente mais tranquila.
- Não estar a trabalhar até tarde nem realizar atividades muito intensas antes de dormir: fazer exercício físico, jogar um jogo estimulante ou ver um filme de ação nas últimas horas do dia pode não ajudar a que durma descansado.
- Ao acordar a meio da noite, não insista demasiado: se por vezes acorda a meio da noite, pensar em qualquer coisa agradável pode ser suficiente para voltar a adormecer. Mas para quem sofre de insónias, os especialistas aconselham a que não permaneça na cama a matutar. Vá até à sala, leia ou ouça música.
- Não usar o telemóvel ao final do dia: muito menos pegar no telemóvel para se distrair quando não consegue adormecer. É justamente a luz de espectro azul do telemóvel que o vai despertar ainda mais, pelo que não é recomendado estar a jogar no telemóvel ou a espreitar as redes sociais. Opte por ler um livro ou ouvir música calma.
6 conselhos para boas noites de sono:
- Vá para a cama e levante-se sempre à mesma hora todos os dias (incluindo no fim de semana);
- Durma num quarto confortável, escuro e com uma temperatura amena;
- A cama deve ser confortável (escolha um bom colchão) e idealmente não a use para ler, ver televisão, ouvir música e/ou usar o telemóvel;
- Retire a televisão, computadores e outros gadgets do quarto;
- Não faça refeições pesadas antes de ir para a cama;
- Diminua a luminosidade da casa cerca de uma hora antes de ir dormir.
Duração de horas sono recomendada por faixa etária
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, a duração de horas de sono recomendada para cada faixa etária é a seguinte:
- 0-3 meses – 14 a 17 horas
- 4-11 meses – 12 a 15 horas
- 1-2 anos – 11 a 14 horas
- 3-5 anos – 10 a 13 horas
- 6-13 anos – 9 a 11 horas
- 14-17 anos – 8 a 10 horas
- 18-25 anos – 7 a 9 horas.
Mais informações em:
- https://www.advancecare.pt/para-si/blog/artigos/os-beneficios-de-uma-boa-noite-de-sono
- https://www.advancecare.pt/para-si/blog/artigos/perturbacoes-do-sono-nas-criancas-o-que-fazer
- https://www.advancecare.pt/para-si/blog/artigos/quantas-horas-deve-o-seu-filho-dormir