O professor Adelino Afonso do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, frequentou um curso de formação ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.

O curso denominado “Photo and Video Making in your Classroom: the Educational Power of Multimedia” decorreu na cidade italiana de Florença, na semana de 24 a 29 de julho de 2023, na conceituada “Europass Teacher Academy”, tendo sido dinamizado pelo formador Riccardo Manni.

A frequência desta formação teve como principais objetivos: “Pesquisar conteúdos audiovisuais em plataformas educativas; Aplicar técnicas básicas de gravação de vídeos; Editar fotos e vídeos; Organizar sons e textos em recursos visuais; Carregar e compartilhar conteúdos audiovisuais; Explorar recursos audiovisuais para fins educativos.

Este curso de formação foi um desafio e uma mais-valia em que foi possível contactar com diferentes realidades educativas, com mais 7 docentes de várias nacionalidades (Hungria, Polónia, Alemanha, Espanha e Áustria).

A deslocação para frequentar o curso também permitiu conhecer um pouco da cultura e da gastronomia de Florença, cujo centro histórico é Património Mundial da Unesco.

 

mm

 
 

 

 

 

 

 

 

Previous Next

As professoras, Ana Cristina Ferreira, Beatriz Machado e Maria João Frade, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, frequentaram um curso de formação ao abrigo do programa Erasmus+ KA1.

O curso denominado “Team Building for School: Play and Fun, Building Educator's Communities” decorreu na cidade Italiana de Florença, na semana de 20 a 25 de fevereiro de 2023, na Academia “Europass Teacher Academy”, tendo sido dinamizado pela formadora Susan Gagliano.

A frequência do curso enquadra-se numa das 3 áreas de incidência do projeto:

 Abandono escolar/Resultados escolares; Inclusão; Aprender a promover o team building para criar um clima de cooperação e resolução colaborativa de problemas, um ambiente de comunidade, tolerância, espírito de equipa e adquirir competências de comunicação; Iniciar o crescimento da empatia e da confiança no seu grupo de professores e em si mesmo, ao mesmo tempo que aumenta a criatividade e a auto-estima; Atualizar/ Melhorar as práticas de ensino, tendo por base os princípios do Desenho Universal para a aprendizagem; Consciencializar os alunos para as liberdades fundamentais dos indivíduos estimulando a sua consciência democrática e a sua participação ativa na comunidade envolvente; Promover a melhoria da qualidade das aprendizagens e, cumulativamente, dos resultados escolares e da qualidade do sucesso;

Melhorar a atitude cívica individual dos alunos e as suas relações interpessoais; Contribuir para a implementação de dinâmicas inovadoras que garantam a eficácia e eficiência da ação educativa em prol da melhoria das aprendizagens, do resultado escolar e da qualidade do sucesso.

A dinâmica utilizada pela formadora foi criativa e exequível, alternando entre trabalho na Academia e no exterior. A metodologia de trabalho incidiu em diferentes modelos, nomeadamente, trabalho individual, de pares e de grupo.

Esta formação foi benéfica na medida em que foi possível contactar com diferentes realidades educativas, nomeadamente de países como Chipre, Grécia, Hungria e Polónia.

A nível cultural, esta mobilidade também contribuiu para o enriquecimento cultural  das professoras, uma vez que a Teacher Academia proporcionou uma visita guiada quer à maravilhosa cidade de Florença bem como a outras regiões da Toscana, através de uma excursão guiada de um dia aos vinhedos, olivais, cidades do interior e castelos românticos. O percurso incluiu a cidade medieval de Siena, San Gimignano, e uma antiga casa de fazenda na região vinícola de Chianti, onde se realizou uma prova de vinhos servidos com um lanche.