• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António

Responsáveis: 

  • Prof.ª Elsa Cassandra
  • Prof.ª Mónica Amaro

Boletins


 

O Dia Nacional do Ar é comemorado a 12 de abril, e tem como objetivos, salientar a importância da qualidade do ar e sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar com vista à proteção e melhoria deste recurso indispensável à vida.

Memória descritiva

O projeto foi desenvolvido em articulação com a professora Margarida Rodrigues de Educação Visual. Participaram os alunos do 7º ano (A, B, D, E e G). O projeto teve duas fases. A primeira fase consistiu numa pesquisa sobre  as espécies nativas de Portugal, onde os alunos tinham que escolher uma espécie para o referido projeto; registar o nome científico e o nome comum da mesma; gravar uma imagem (representando o perfil da árvore) e um pormenor da mesma (folha, flor e fruto). A segunda fase consistiu na ilustração da árvore ou espécie adotada pelo participante e o respetivo pormenor escolhido. Depois da compilação de todos os trabalhos, procedeu-se a seleção do melhor trabalho, de acordo com as regras pré-estabelecidas. Dos trabalhos apresentados, foi selecionado o que melhor cumpria todos os requisitos pedidos. De uma maneira geral, o balanço foi positivo, os alunos foram bastante empenhados e participativos. O aspeto negativo, eventualmente a realçar, tem a ver com o confinamento em que se vive atualmente, dificultando um acompanhamento mais individualizado dos alunos. No entanto, durante as sessões síncronas de Educação Visual, os alunos tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e melhorar/aprimorar o seu trabalho. A limitação de recursos foi outro problema que condicionou muito a realização desta atividade, pois os alunos tinham poucos materiais disponíveis  em casa.