• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António

Responsável: Prof.ª Elsa Guerreiro

Curso de formação “Introdução à programação e Robótica com Arduinos”

No passado mês de julho as professoras Fernanda Menina, Maria do Carmo Ferreira e Sandra Guerreiro, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, participaram num curso de formação ao abrigo do programa Eramus+ KA1.  O curso denominado “Introdução à programação e Robótica com Arduinos”, decorreu na cidade italiana de Florença, tendo sido ministrado pelo formador Lorenzo Gaspari da Academia Europass, com longa tradição e experiência na formação de professores a nível europeu.

O Arduino é uma placa composta por circuitos de entrada/saída. Esta pode ser ligada a um computador e programada na linguagem C/C++. Ao longo da formação, as professoras deram os primeiros passos nesta linguagem e realizaram diversas atividades, como por exemplo: sinalização de informações através de luzes LED, realização de experiências com sensores de luz e som, construção de jogos e diferentes tipos de Robots, entre outras.

 

 A frequência desta formação teve como principais objetivos: proporcionar contactos com práticas pedagógicas diferenciadas, aprofundar os conhecimentos na área das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e ainda realizar experiências inovadoras com recurso a novas tecnologias. Esta permitiu também o contacto com pares de diferentes sistemas de ensino europeus, fomentando a partilha de vivências em contexto escolar. As professoras desenvolveram novas competências através da partilha de conhecimentos, enfrentando novos desafios, ao longo de uma semana de grande enriquecimento científico e profissional.