Responsável: Prof.ª Elsa Guerreiro

O NOSSO PRIMEIRO ERASMUS - DOCENTES

No âmbito do programa Erasmus+ KA1, as docentes Elsa Cassandra, Ivete Rocheta e Paula Currito, da escola E.B. 2,3 eng.º Duarte Pacheco, viajaram, no passado dia 24 de julho, rumo às terras helénicas.

 

Foi a primeira vez que participávamos num programa Erasmus+ num país estrangeiro. Assim, integramos um curso ligado as TIC, intitulado ICT in the Classroom: innovative tools to facilitate students learning, collaboration and creativity, que decorreu em Nafplio – por sinal, uma das mais belas cidades da solarenga Grécia.

Era debaixo dum sol abrasador que, cedo de manhã, nos dirigíamos ao centro de arte Fougaro onde decorreu a formação. Os nosso colegas de curso eram oriundos de Alemanha, Espanha, Hungria e Polónia, tendo todos contribuído para um ambiente de trabalho aprazível. A nossa formadora, Vasiliki Plati, que se revelou uma excelente comunicadora, levou-nos a descobrir todo um universo de ferramentas digitais e de metodologias de ensino inovadoras que muito nos entusiasmaram. Durante o curso, foram privilegiadas atividades de cariz prático: criamos uma pluralidade de conteúdos digitais atrativos – tais como: e-books, edição de vídeos, escape rooms, quizes, imagens interativas, mapas mentais, murais virtuais colaborativos…

A formação fechou com chave de ouro, tendo sido proporcionado aos formandos um prazeroso cruzeiro pelas ilhas Sarónicas de Hidra e Spetses.

O balanço não podia ser mais positivo! De facto, adquirimos conhecimentos cruciais para utilizar, selecionar e incorporar, com mais eficácia e confiança, ferramentas TIC no ensino quotidiano de forma a potenciar a motivação, a criatividade assim como a inclusão. E ficámos, igualmente, a conhecer um pouco da cultura e da gastronomia deste país maravilhoso que tanto tem para descobrir.

 

projetos