• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António

Responsável: Prof.ª Ivete Rocheta

Prémio Nacional eTwinning 2017 – O nosso Agrupamento foi um dos vencedores!

Decorreu, no passado dia 10 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a cerimónia de entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2017 destinada às escolas/agrupamentos que se notabilizaram no pretérito ano letivo. O agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco viu reconhecido o valor do projeto Notre petit-déjeuner, desenvolvido pela docente Ivete Rocheta.

O projeto Notre petit-déjeuner resultou de uma parceria entre duas turmas do 8.º ano, da Escola E.B. 2,3 Engenheiro Duarte Pacheco, uma escola básica turca e uma escola de hotelaria italiana.

O trabalho – numa dinâmica de descoberta e de redescoberta, de entusiasmo e de encanto, qual mergulho na tradição, nos sabores genuínos da mesa, mais estudados do que degustados, na prossecução da interculturalidade – incidiu na divulgação de hábitos alimentares e tradições locais e permitiu, como salientou a vencedora, “a partilha de conhecimentos, favorecendo a tomada de consciência das semelhanças e diferenças entre as escolas geminadas”. Pretendeu-se que os alunos desenvolvessem, principalmente, as suas competências linguísticas e interculturais, na língua estrangeira (neste caso, o francês). Pretendeu-se, também, que se familiarizassem com a utilização das ferramentas TIC, na produção de trabalhos digitais. Como destacou a professora Ivete Rocheta, “foram reforçadas, igualmente, competências transversais, em matéria de metodologia de trabalho colaborativo, de autonomia e criatividade.”

A Escola, enquanto instituição e enquanto comunidade, só pode estar reconhecida a todos os que se envolveram – aos alunos e, muito especialmente, à docente Ivete Rocheta –, com dinamismo e empenho, com criatividade e determinação, num projeto vencedor, que a todos deixa orgulhosos.

Não podendo estar presente a professora Ivete, por razões pessoais e profissionais, a cerimónia contou apenas com a presença do Diretor do Agrupamento, Dr. Carlos Fernandes.