• Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: Escola Básica Eng. Duarte Pacheco
  • Escola Básica  Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
    Escola Básica Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva
  • Escola Básica de Estação
    Escola Básica de Estação
  • Escola Básica de Mãe Soberana
    Escola Básica de Mãe Soberana
  • Escola Básica de Hortas de Santo António
    Escola Básica de Hortas de Santo António
  • Escola Básica de Gilvrasino
    Escola Básica de Gilvrasino
  • Jardim de infância Mira Serra
    Jardim de infância Mira Serra
  • Jardim de infância de Patã
    Jardim de infância de Patã
  • Escola Básica de Vale Judeu
    Escola Básica de Vale Judeu
  • Escola Básica de Vale Silves
    Escola Básica de Vale Silves
  • Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António
    Escola Básica de Nº2 Hortas de Santo António

Incluarte: incluir através da arte

Incluarte é um projeto de intervenção, no âmbito do desenvolvimento artístico, destinado a alunos com necessidades educativas específicas. Este projeto, que se iniciou em 2017, é da responsabilidade da Prof.ª Sofia Quintas e está a ser implementado em duas escolas do Agrupamento Eng.º Duarte Pacheco, a escola sede e a EBI Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva. Tem como principais objetivos: (1) Promover o desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo e acionando capacidades afetivas, cognitivas e cinestésicas; (2) Desenvolver uma prática educativa, artística, inclusiva e não segregadora, visando a melhoria do desempenho global dos alunos; (3) Mobilizar transversalmente os saberes dos alunos, ajudando-os a desenvolver novos saberes e a dar novos significados aos seus conhecimentos; (4) Facilitar, no âmbito do processo criativo, o desenvolvimento de competências emocionais, nomeadamente de autonomia e espírito crítico, visando sempre uma interação constante dos alunos com o mundo.

O ensino artístico constitui uma prática geradora de aprendizagens significativas, assumindo os professores, neste contexto, o papel de mediadores da aprendizagem e os alunos um papel mais ativo, participativo e responsável. É precisamente nesta interação constante que se fundamenta e cimenta a autêntica educação inclusiva, porquanto, face às mudanças sociais,  os professores de Educação Especial redefinem a sua ação e contribuem para melhorar o apoio aos alunos com necessidades educativas específicas, sobretudo no que se refere à valorização das suas capacidades/distintas formas de aprendizagem e à edificação da sua autoestima. 

 

Obrigada