Coordenadora: Profª. Ana Paula Mestre

Numa vertente transversal e interdisciplinar, a disciplina “Ciência 5D”: Educação Ambiental e Ambiental e Crítica; Sustentabilidade; Alimentação e Saúde reúne um conjunto diversificado de atividades que ensinam os jovens a promover a consciência ambiental, a estimular o espírito crítico, desenvolver a criatividade e a inovação e, por sua vez, ensina-nos habilidades sociais, emocionais e práticas úteis na vida.

 

Previous Next

Mindful eating

A correria do nosso dia a dia, por vezes, impossibilita-nos degustar as refeições dando-lhe a atenção devida. Na prática, comemos em piloto automático e perdemos a conexão com o “agora” manifestando-se na nossa alimentação. Em consequência, escolhemos mal os alimentos, deixamos de preparar as nossas refeições e muitas vezes damos preferência aos alimentos prontos e processados.

O “Mindful Eating”  é um prática que permite-nos escolher com atenção o alimento, estabelecer uma relação saudável e de prazer no ato de comer, é um convite ao sabor, ao aroma e à textura dos alimentos. Foi pensando nas escolhas alimentares erradas dos nossos jovens e da sua relação com fastfood, habitualmente consumidos, que esta prática ganhou espaço.

Na disciplina de Oferta Complementar, e subordinada à temática “Mindful Eating”, os alunos, do 6.º ano, da Turma B, da Escola Básica Integrada Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva praticaram esta técnica. Uma forma de reeducar o paladar destes adolescentes, incentivando-os à ingestão, nas doses recomendadas, de alimentos variados o mais natural possível evitando comidas processadas, de forma a praticarem uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Ana Paula Mestre

projetos