Coordenadora: Profª. Ana Paula Mestre

Numa vertente transversal e interdisciplinar, a disciplina “Ciência 5D”: Educação Ambiental e Ambiental e Crítica; Sustentabilidade; Alimentação e Saúde reúne um conjunto diversificado de atividades que ensinam os jovens a promover a consciência ambiental, a estimular o espírito crítico, desenvolver a criatividade e a inovação e, por sua vez, ensina-nos habilidades sociais, emocionais e práticas úteis na vida.

 

Previous Next

Fornos Solares

As opções ecológicas e sustentáveis são práticas que a sociedade devia dominar.

No entanto, a necessidade de usar os recursos naturais racionalmente, de forma sustentável e que degradem menos o meio ambiente, não é uma prática que assiste a muitos, mas apenas a alguns. Cabe aos docentes, os facilitadores de aprendizagem, disseminar as atitudes ecológicas e sustentáveis, para que os jovens, os principais vetores de mudança na nossa sociedade, possam implementá-las.

A temática “Fornos Solares”, um recurso que utiliza a energia solar para cozimento dos alimentos, é uma prática que o Agrupamento de Escolas Engenheiro Duarte Pacheco pretende implementar nas turmas do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar. O Professor Celestino Ruivo professor afeto à Universidade do Algarve e especializado na construção deste recurso, prestou formação aos docentes do Agrupamento, para que os mesmos possam ensinar aos seus alunos a utilidade deste utensílio e os benefícios para a Saúde e Ambiente.

Ana Paula Mestre

projetos