• Escola Sede: E.B.2/3 Eng. Duarte Pacheco
    Escola Sede: E.B.2/3 Eng. Duarte Pacheco
  • E.B.I. Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
    E.B.I. Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
  • Escola E.B 1 Estação
    Escola E.B 1 Estação
  • Escola EB1 Mãe Soberana
    Escola EB1 Mãe Soberana
  • Escola EB1/JI Hortas de Santo António
    Escola EB1/JI Hortas de Santo António
  • Escola EB1/JI Gilvrasino
    Escola EB1/JI Gilvrasino
  • Escola JI Mira Serra
    Escola JI Mira Serra
  • Jardim de infância –Patã
    Jardim de infância –Patã
  • EB1/JI Vale Judeu
    EB1/JI Vale Judeu
  • EB1/JI Vale Silves
    EB1/JI Vale Silves
  • Escola EB1 Nº2 Hortas de Santo António
    Escola EB1 Nº2 Hortas de Santo António

Previous Next

Entre os dias 10 e 15 de outubro de 2022, as professoras Ana Farrajota, Isabel Diogo e Sílvia Santos, do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, participaram num curso de formação ao abrigo do programa Eramus+ KA1, Projeto M@IS (Mais Aprendizagens Internacionais = Sucesso).

O curso intitulado “"Flipped Classroom and Distance Learning: Following Finland”, decorreu na cidade finlandesa de Helsínquia, tendo sido ministrado pela formadora Pui Ying Law, da Europass Teachers Academy.

 Ao longo dos cinco dias de formação, estas docentes analisaram/ debateram, com outros colegas de escolas da Roménia, Alemanha, Itália e Eslovénia, as práticas atuais de aprendizagem com ferramentas digitais nestes países, comparando-as com as da Finlândia. Tiveram a oportunidade de descobrir boas práticas e desafios dos professores e das escolas finlandesas, no ensino à distância, nomeadamente: como conceber tarefas eficazes para o ensino à distância; como aproveitar os benefícios da sala de aula invertida; como gerir uma sala de aula invertida com ferramentas Edtech; como promover o ensino à distância mais eficazes com essas ferramentas; como envolver os alunos em atividades e jogos educativos divertidos. Ao frequentar este curso, as docentes também exercitaram as etapas-chave da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e como realizar esses projetos tanto no ensino presencial, como no ensino à distância.

O balanço da frequência deste curso é muito positivo. Por um lado, as docentes tiveram a oportunidade de ver “in loco” as práticas dos docentes finlandeses, visitando a escola Kallion Lukio. Por outro lado, para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com os colegas dos outros países.

 Esta mobilidade contribuiu também para o enriquecimento cultural das docentes, dado que, no âmbito do curso, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia e de uma visita à Ilha Seurasaari- Um museu a céu aberto.

Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA101, as docentes Madalena Rodrigues, Maria José Justo e Paula Rute Santos do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, frequentaram o curso Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention”, que decorreu na cidade de Florença- Itália, entre os dias 11 e 16 de julho de 2022. O curso foi dinamizado pelo formador Dr. Levente Batár da Academia Europass.

A frequência desta formação permitiu aprofundar conhecimentos no âmbito de dinâmicas de grupo e sua interferência em contexto escolar. Ao longo do curso foram abordados vários tipos de conflito, ferramentas de comunicação e gestão de conflitos, habilidades de inteligência emocional e social, agressão relacional e bullying/cyberbullying.

As docentes aprofundaram conhecimentos e adquiriram práticas que poderão ser usadas em sala de aula, uma maior consciência das necessidades emocionais e comportamentais das crianças/alunos e ainda habilidades promotoras de relacionamentos mais fortes/estáveis no grupo, fundamentais ao desenvolvimento de um clima mais positivo na escola.

As docentes desenvolveram competências, as quais contribuíram para o seu enriquecimento profissional.