Responsáveis:

  • Psicóloga Cláudia Gaspar
  • Psicóloga Estagiária Pedrina Leal

 


Bem vindo/a ao (E)Motions Room!

Criamos este espaço a pensar em ti.

Sabemos que o dia-a-dia de um/a jovem como tu nem sempre é fácil de gerir. Tens que responder às exigências da escola, da tua família, dos teus amigos, do/a teu/tua namorado/a… Por vezes sentes que não tens tempo para tudo, que gostarias de chegar a todo o lado ou simplesmente desligar do mundo, verdade? Provavelmente até já tiveste alguns momentos em que sentes o peito a apertar e o coração acelerado, em que parece que o ar não te chega para encheres os pulmões e respirares.

Aqui neste espaço vamos ajudar-te a lidar com estas emoções e a geri-las da melhor forma para que possas viver de uma forma mais tranquila e aproveites da melhor maneira a melhor fase da tua vida!

Semanalmente iremos publicar informação sobre diversas temáticas ligadas às emoções e à adolescência, estratégias de gestão emocional, técnicas de relaxamento, dicas e conselhos.

Tens também à tua disposição o nosso email para onde poderás enviar as tuas dúvidas e questões: emotionsroom@aedpacheco.edu.pt

Este email é apenas dirigido às psicólogas.

Estamos aqui para ti!

Bom dia.

Há algum tempo que não partilhamos conteúdos novos mas continuamos a trabalhar para vocês.

Hoje gostaríamos que visualizasses este vídeo e refletisses sobre a gestão que fazes do teu tempo. Se estiveres disponível, gostaríamos que respondesses à questão que deixamos no formulário, também em anexo.

Desejamos-te uma boa semana!

https://www.instagram.com/tv/COGLayPgzSK/?utm_source=ig_web_copy_link 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfX7YSx10f2rz6WkP28fgg7UxURhDI0f0SAGxjoR7MN117u9Q/viewform 

 

“E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou.

Verifico que, tantas vezes alegres, tantas vezes contente, estou sempre triste.

Não vejo, sem pensar.

Não há sossego - e, ai de mim!, nem sequer há desejo de o ter.”

 

(Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa in Livro do Desassossego)



Depressão, um dos maiores problemas de saúde pública do Mundo…

Haveria muito para falar sobre depressão mas hoje apenas queremos deixar-te alguns factos e uma história contada na primeira pessoa.

 

1- Mais de 264 milhões de pessoas de diferentes idades sofrem de depressão em todo o mundo.

2- A depressão é uma das principais causas para a incapacidade.

3- As mulheres são mais afetadas que os homens.

4- A depressão pode levar ao suicídio e em jovens abaixo dos 25 anos, o suicídio é a terceira causa de morte.

5- A depressão está também associada a dificuldades nas relações interpessoais e no desempenho académico, ao aumento do risco de abuso de substâncias e ao comportamento agressivo. 

6- Um estudo realizado em Portugal em 2018 concluiu que 1 em cada 4 adolescentes entre os 12 e os 18 anos apresenta sintomas depressivos.

7- Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos para a depressão.

“Correr riscos reais, além de me apavorar, não é por medo que eu sinta excessivamente - perturba-me a perfeita atenção às minhas sensações, o que me incomoda e me despersonaliza.”

(Fernando Pessoa)

Olá!

Será que a ansiedade está associada a depressão? Ou a depressão está associada a ansiedade? É fácil confundir ansiedade com depressão. Existem situações, no âmbito das perturbações mentais, em que ambas se parecem sobrepor ou até mesmo coincidir. Noutros casos, uma pode ser produto de outra - muitas vezes a depressão surge de casos graves de ansiedade crónica.  Uma avaliação é essencial de forma a poder proceder-se ao tratamento e à recuperação adequada.

Hoje deixamos-te uma história verídica de uma pessoa que quis partilhar o que  a levou chegar ao estado de depressão e ansiedade em que se encontrava. A Gabriela irá contar-te esta história.

Tens também à tua disposição o nosso email para onde poderás enviar as tuas dúvidas e questões: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pág. 1 de 2

projetos